top of page

ReconheƧa o Especialista

  • Foto do escritor: Dra. Carolina Resende
    Dra. Carolina Resende
  • 13 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de mai. de 2025

Para ser médico é necessÔrio prestar #vestibular em #medicina, passar, cursar 6 anos de #faculdade e se formar. Só assim o profissional terÔ direito ao registro profissional pelo Conselho Regional de Medicina, o #CRM, que é específico para cada Estado brasileiro. Depois disso, para ser um #especialista, é necessÔrio prestar uma nova prova para a #residência #médica, na Ôrea que pretende se especializar, e cursar mais alguns anos, que dependem da Ôrea escolhida, no caso de #ginecologia e #obstetrícia, são mais 3 anos. Então, apesar de jÔ ser um especialista, para ser reconhecido como tal, é necessÔrio prestar mais um prova, o #título em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), regulamentada pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Depois disso, é possível que o profissional queira se especializar dentro de alguma Ôrea de #atuação, por exemplo, #Endoscopia #Ginecológica (#laparoscopia e #histeroscopia), Ultrassom, ou outra. Para isso, é necessÔrio estudar e praticar por mais alguns anos, normalmente no mínimo um ano, e prestar a prova de título para a Ôrea de atuação desejada. Ou seja, para ser um especialista, são necessÔrios pelo menos uns 10 anos de estudo na Ôrea médica e ser aprovado em média em 4 provas. Claro que os estudos não se encerram aí, Medicina é uma Ôrea que estÔ em constante modernização, um bom médico precisa estudar sempre para se manter atualizado.

Na pÔgina do CREMESP (https://www.cremesp.org.br/) é possível verificar se o seu médico estÔ registrado no Estado de São Paulo e, caso ele tenha especialidade registrada no conselho, aparecerÔ o número de registro também (RQE).

No exemplo da foto abaixo é possível verificar o CRM e os registros de especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Endoscopia Ginecológica:

Ginecologista em Alphaville

Ā 
Ā 
Ā 

© 2025 Dra Carolina Resende - Todos os direitos reservados

bottom of page