É possível que alguma vez seu ginecologista já tenha te pedido o exame #histeroscopia ou a cirurgia de histeroscopia. Qual a diferença?
Hystera, do grego, significa útero, scopia, do grego, significa visão. Assim, histeroscopia é a visão do útero. Por essa técnica uma óptica acoplada a uma câmera é introduzida no útero via vaginal permitindo a visão da cavidade uterina e do endométrio.
Na histeroscopia diagnóstica a óptica é mais fina e pode ser feita com ou sem analgesia. No procedimento é realizado a avaliação da cavidade uterina nos casos de #sangramento uterino anormal ou após a #menopausa, nos casos de #infertilidade e quando há alterações do ultrassom como #pólipos endometriais e endocervicais e #miomas submucosos. Algumas vezes, durante o procedimento é possível realizar a #biópsia do endométrio e de lesões suspeitas ou mesmo retirar pequenos pólipos.
Já a histeroscopia cirúrgica é realizada obrigatoriamente sob anestesia, nela a óptica é maior e é necessária a dilatação do colo uterino. O procedimento é indicado para retirada de pólipos maiores, de miomas, ressecção de #septos uterinos e #sinéquias e #ablação endometrial.
É uma cirurgia minimamente invasiva que não deixa cicatrizes, tem boa recuperação pós operatória. Na maioria das vezes a alta hospitalar ocorre no mesmo dia do procedimento e após 2 dias já é possível voltar às atividades rotineiras.
Comments